Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

The book of stories

Um blogue que é o meu reflexo, e onde, as pequenas e grandes histórias têm lugar

The book of stories

Um blogue que é o meu reflexo, e onde, as pequenas e grandes histórias têm lugar

Qui | 04.10.18

Quando vês o futuro no fundo de um ecoponto do papel

Elisabete Pereira

aziz-acharki-277346-unsplash.jpg

 

Por vezes a vida tem metáforas estranhas, e hoje vi uma delas, e foi assim num momento inesperado, mais precisamente quando fui levar o lixo para os ecopontos, e ia fazendo a separação normalmente, quando noto que no ecoponto do papel, uma pilha de manuais escolares do 5° e 6° ano e praticamente novos, eh pah...aquilo para mim foi desconcertante, os livros tinham um aspecto bem conservado, e até percebo que quem os colocou ali, achasse que já não tinham utilidade, mas não o podia ter levado antes a um banco de livros escolares usados? Existem vários pelo país, é só fazer uma busca na internet que facilmente se encontram, é verdade que agora existem os manuais escolares gratuitos, etc e tal, mas ainda assim...

Eu ainda guardo os meus velhos manuais de escola, tenho um carinho especial por eles, aprendi muita coisa através das suas páginas, se um dia já não os quiser, prefiro oferecer a alguém do que os deitar fora, mesmo que já estejam ultrapassados. Vá lá que pelo menos quem lá os colocou teve o bom senso de ainda assim os pôr para reciclar, pois não duvido que haja quem os fosse colocar no caixote do lixo.

Senti que aquilo era uma metáfora algo estranha, do género "as pessoas nem se preocupam com o futuro, atirando para o lixo a oportunidade de outros poderem usufruirem daquilo que já não tem utilidade para elas."

(Tenho pena de na altura não me ter lembrado de tirar fotografias aos livros que estavam no ecoponto)