Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




O livro "Harry Potter e a criança amaldiçoada"

por Elisabete Pereira, em 16.04.18

IMG_20180415_235146.jpg

"Potteriana" como sou, sempre que há novidades sobre Harry Potter, a minha atenção e curiosidade vira-se logo nessa direção, e quando soube que a adaptação da peça de teatro  "Harry Potter e a criança amaldiçoada" ia ser a adaptada a livro, por um lado fiquei contente mas por outro fiquei um pouco desapontada, pois o livro é praticamente o guião da peça com uma capa de livro, não houve sequer uma adaptaçãozinha que fosse, para que parecesse mesmo um livro.

IMG_20180415_235212.jpg

Eu sei, eu sei, que aquilo não é bem a continuação dos livros de J.K Rowling, que foi feito para uma peça de teatro, até porque não foi escrito essencialmente por ela, mas sim ,uma colaboração com os outros dois autores do guião (embora se note aqui e ali alguma referência de que ela também estava bem presente na concepção do guião), mas pareceu um pouco preguiçoso, e acho que nós, os fãs merecíamos um pouco mais de consideração. Acabei por ter algum preconceito em relação a esse livro, e por isso demorei quase um ano até o decidir comprar finalmente, e no final acabei por adorar o livro, primeiro porque é algo diferente do que estou habituada a ler, e apesar de ser um guião, lê-se muito bem, a história está muito bem contada, o enredo é espetacular, ou seja, adorei quase tanto o livro como a colecção original. Claro que houve quem achasse o livro algo fraco, e penso que isso poderá ter a ver com as espectativas elevadas que tinham sobre ele, no fundo acreditavam que o livro era praticamente uma continuação oficial da história original, e não o é, mas não deixa de ser um bom livro por causa disso, mas como no meu caso eu tinha algumas reservas, acabei por ficar agradavelmente surpreendida.

IMG_20180415_235256.jpg

 

Basicamente o enredo do livro, passa-se 19 anos depois do último livro de Harry Potter, em que as personagens principais estão por volta dos 40 anos, com filhos e com uma vida praticamente tão normal como qualquer feiticeiro da idade deles ( ok, não tão normal assim), os tempos de valentia e aventura ficaram no passado, e agora as personagens principais são os seus filhos adolescentes, nomeadamente um dos filhos de Harry Potter que sente a pressão de viver na sombra do pai, e por isso acaba por se envolver em problemas, volta e meia, o trio original volta á ribalta, mas é essencialmente uma nova geração que toma conta da história e que a leva em frente (adorei ver a Hermione Granger como ministra da magia, girl power!! Mas por outro lado, não gostei muito de ver o Ron tão apagado na história, no entanto, adorei o facto do filho do meio de Harry Potter ser o melhor amigo do filho do Draco Malfoy, é bonito ver que a amizade está para além de antigas rivalidades dos pais).

IMG_20180415_235347.jpg

Claro que tudo isto não deixa de ser um pouco intencional, afinal uma parte dos fãs que acompanharam a saga de Harry Potter, actualmente estão na faixa dos 30 e tal anos, e no fundo há um crescimento dos personagens que é paralelo com a passagem do tempo dos próprios fãs.

Se me perguntam se vale a pena comprar o livro? Claramente que eu digo sim, até porque existem referências aos livros oficiais ,mas de ângulos e perspectivas diferentes, depois há vários twists na história que nos deixam com vontade de querer ler mais...como naquele caso em que Albus e Scorpius...ups, não posso dizer mais, melhor é mesmo lerem o livro.

Uma das minhas próximas aquisições será o livro "Monstros fantásticos e onde encontrá-los" que também segue esta linha de guião  (neste caso do filme) "adaptado" a livro. Vamos ver se vou gostar também.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 16:45



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D