Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

The book of stories

Um blogue que é o meu reflexo, e onde, as pequenas e grandes histórias têm lugar

The book of stories

Um blogue que é o meu reflexo, e onde, as pequenas e grandes histórias têm lugar

Qui | 12.04.18

Em busca do livro perdido

Elisabete Pereira

artflow_201804121737.png

 

A intolerância alimentar ao chocolate tem a grande chatice de fazer com que eu seja praticamente obrigada (nem sempre) a abdicar de comer cereais de chocolate ao pequeno almoço, e por isso comer tigelas recheadas de cereais são uma memória do passado, mas o que eu gostava mesmo enquanto criança, era dos brindes que vinham nessas embalagens, muita tralha eu colecionei em criança. Um dos brindes que mais me chamou a atenção foi uma coleção de quatro livros do Chocapic nos idos de 94-95, cada embalagem era um mistério pois não sabia qual livro viria.

IMG_20180325_190826.jpg

 A saber, os quatro livros eram:

Pico e os Aztecas;

Pico no país dos Samurais;

Pico na América I;

Pico na América II

No entanto, sistemáticamente saia sempre o mesmo livro, que era "Pico e os Aztecas", tive para aí mais de cinco exemplares, acabei por ter "Pico no país dos Samurais" como oferta de alguém que já tinha outro exemplar igual e lembro de ter ficado particularmente feliz a ver que ao fim de tantos exemplares ter encontrado "Pico na América I"... nunca tive o II, a coleção terminou antes que eu lhe conseguisse deitar a mão.

IMG_20180325_190853.jpg

 

Agora vem a parte mais triste, um dia perdi o meu exemplar de "Pico na América" e até hoje nunca mais o encontrei, vai para aí vinte anos, (lembro que foi pouco antes de ter mudado de casa, e já me mudei há quase vinte anos), revirei todos os cantos e nada, eu acho que aquilo um dia abriu as asas e voou

Fui fazendo alguma pesquisa na internet, sobre estes livros, e não existe muita informação sobre isto, (soube que os livros foram criados por Philou (textos), Jean-Jacques e Yves Chagnaud (ilustração)), mas descobri outras coisas, soube que a mascote , o Pico, foi criado por Philou, e que este surgiu no ano de 1991 (até aí a embalagem tinha a ilustração de um moinho em que as velas eram os flocos de cereais), em 1998 o cão Pico surgiu na tv com o famoso"tornado de chocolate que foi parar a um campo de cereais "E puff! Fez-se o Chocapic!!"

Bom era a Nestlé voltar a reeditar estes livrinhos de bolso, para toda

pico_america.jpguma nova geração de miúdos... e graúdos também, são livros que se lêem muito bem, (ok, aquilo tem obviamente publicidade para o consumo dos cereais de chocolate) e tirando o facto de aquilo ser um pouco pequenino, é preciso franzir um pouco os olhos para conseguir ler (fica então aqui a nota de que se houver uma nova reedição, aumentem um pouco o tamanho do livro) mas de resto acho que era uma boa ideia que estes livros voltassem, além disso quero terminar a colecção de vez.

 

(imagem á direita em baixo retirada do fórum mistério juvenil, caso não seja permitida a sua divulgação, irei proceder á remoção da mesma. Este é o titulo do malogrado livro que me desapareceu )